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Companhia das Docas do Estado da Bahia

 
Foto: Tadeu Miranda

Localizado de forma privilegiada na Baía de Todos os Santos, o Porto de Salvador tem como principal característica ser um porto com perfil exportador de produtos e se destaca na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e também na recepção de cruzeiros marítimos. É um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva participação no comércio exterior.

Tem posição estratégica por se encontrar a meio caminho da Rota do Mercosul. A área de influência do Porto de Salvador é o Estado da Bahia, parte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O principal núcleo industrial do Nordeste é a região metropolitana de Salvador, especialmente o Pólo Petroquímico de Camaçari, distante apenas 40 km de Salvador.

Recetemente, recebeu investimentos na sua acessibilidade marítima (dragagem de aprofundamento para 15 metros), terrestre (construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos) e em novos equipamentos, serviços e infraestrutura, o que vai aumentar a sua capacidade operacional para recepção de navios de grande tonelagem, como os de full-contêineres de 4ª. Geração ou pós-panamax. Destaca-se também com o moderno terminal de contêineres, instalado numa área de 117 mil m², considerado como um dos mais bem equipados entre os terminais portuários do país.

Entre os empreendimentos programados estão novos investimentos no terminal de contêineres, com a de aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta; a implantação de um novo terminal especializado em cereais, especialmente trigo, a construção de uma moderna Estação Marítima de Passageiros, com previsão de conclusão em 2013, preparando o Porto de Salvador para Copa do Mundo de 2014.

São projetos estruturantes que envolvem investimentos compartilhados entre Governo Federal, através da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entes portuários, iniciativa privada, além de recursos próprios da Codeba, que levará o Porto de Salvador a ser um renovado porto urbano destinado a contêineres e turismo.

 



 

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