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Apresentação

   

A história dos portos brasileiros começa no início da Colônia, no local onde os portugueses em 1549 fundaria a Capital dos seus domínios na América. Salvador nasce então como consequência das excelentes condições portuárias da Baía de Todos os Santos, se tornando durante dois séculos, o principal destino das embarcações que cruzavam o Atlântico na rota comercial entre o Novo e o Velho Mundo.

Um conjunto de trapiches e pequenos ancoradouros em pontos diversos formavam a estrutura portuária da capital baiana, até que em 13 de maio de 1913, o então governador José Joaquim Seabra inaugurou o porto organizado, a partir do aterramento de uma extensa faixa do bairro do Comércio. O Porto de Salvador, reconhecido na época como uma das grandes obras de infraestrutura do país.

Hoje, o Porto de Salvador desempenha um papel decisivo para a economia baiana, se destacando na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e frutas, beneficiado, entre outros fatores, por sua posição estratégica em relação ao Continente Europeu e o Mercosul. Sua área de influência inclui, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. É também um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro.

O Porto de Salvador alcançou 4,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2017, além de 310 mil TEUs (equivale à unidade de um contêiner de 20 pés). Na temporada de cruzeiros 201/2018 foram cerca de 50 escalas de transatlânticos, registando um crescimento de 8% no número de turistas que chegaram através do Porto da capital baiana. Em 2016 foram 138 mil visitantes e em 2017, 150 mil a bordo de modelos como MSC Poesia, MSC Musica, Costa Fascinosa, dentre outros.

Nos últimos anos, o Porto de Salvador tem recebido substanciais investimentos na sua infraestrutura, a exemplo da Via Expressa, que o interliga a Br-324, a dragagem do seu canal de acesso, a construção do novo terminal marítimo de passageiros e a modernização e compra de novos equipamentos para o Terminal de Contêineres e modernização da estrutura de recepção de trigo.



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