Brasil  
acesso à informação Brasil
Companhia das Docas do Estado da Bahia
Notícias
Tamanho da letra   Compartilhe Imprimir
18/04/2012 08:00
Programa de coleta seletiva solidária

Transformar objetos materiais em produtos para serem consumidos novamente vem sendo um papel não só da sociedade, mas também de diversas empresas. A preocupação em separar o lixo e seu processo preocupa a todos.

Diante dessa preocupação global, a Codeba aprovou no dia 29 de fevereiro, o novo programa de  Coleta Seletiva na Companhia, previsto no programa de Gerenciamento de Resíduos de cada Porto (PGRS). O programa integra ações desenvolvidas pela Companhia para atender a nova política nacional de resíduos sólidos, aprovada pela Lei Federal nº 12.305/2010 de 2008, bem como pelo  Decreto nº 5.940 de 2006, que trata da coleta seletiva solidária pelos órgãos governamentais da administração direta e indireta.

“O objetivo maior é não gerar resíduos, caso ocorra, devem ser reutilizados; caso não consiga devem ser encaminhados para a coleta seletiva” explica Itamar Trindade – Coordenadora da CTGA da Codeba.  Dessa forma a conscientização de todos os empregados da Codeba, os operadores portuários, agências marítimas, prestadores de serviços e pessoas que transitem nas áreas dos portos de Salvador, Aratu- Candeias e Ilhéus se faz necessária.

A Codeba contribuirá positivamente para a redução de lixões e aterros sanitários, desenvolvendo um trabalho solidário, com o vínculo com as cooperativas de catadores de resíduos, evitando a formação de passivos ambientais no estado da Bahia e, ao mesmo tempo, gerando renda e trabalho.

A CODEBA já possui sua Comissão de Gestão da Coleta Seletiva. Ela foi criada em 29 de fevereiro/12, é presidida por Jorge Tadeu Maia Santos (Lider de Gestão da CAD) e composta por Paulo Leal Veiga (Lider de Gestão da CGA), Yves West (Advogado – CJU) e Misael Fernandes do Amaral (Assistente Técnico Administrativo da CGS).

Segundo Jorge Tadeu, “a comissão estará nos próximos dias divulgando edital para convocação de cooperativas ou associações de catadores de resíduos recicláveis, etapa importante para reimplantação do Programa de Coleta Seletiva, que desta vez irá envolver não somente à Sede, mas todos os Portos administrados pela Codeba.” Continuando, ele disse que “espera ter sucesso na condução da Comissão, vez que as ações serão estruturadas, observando-se as características, recursos/facilidades específicas de cada Porto e região.”



Tamanho da letra   Compartilhe Imprimir




Últimas Notícias
O que você procura?
Selecione um Assunto
Seções mais Acessadas
Encontre Aqui