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27/09/2018 10:00
Obras de expansão do terminal de contêineres serão iniciadas

Porto de Salvador receberá investimentos de, no mínimo, R$ 715 milhões até 13 de março de 2035

 

A Codeba entregou ao Tecon Salvador, na última terça-feira (25), uma área de 28.159,00 metros quadrados, localizada no Porto de Salvador, que será utilizada na montagem do canteiro das obras de expansão do terminal de contêineres, que incluem a construção de um novo cais e pier de atracação com 423 metros, além de urbanização, pavimentação e aterro hidráulico.

A ação é em decorrência da prorrogação do contrato de concessão do Tecon Salvador, operado pela empresa Wilson Sons, por mais 25 anos, assinado em novembro de 2016, pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, com interveniência da Codeba e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).  O documento estabelece o compromisso da arrendatária em incrementar investimentos de, no mínimo, R$ 715 milhões na ampliação da área até 13 de março de 2035.

“É um momento impar porque a ampliação do terminal de contêineres vai promover o desenvolvimento do Porto de Salvador, gerando mais recursos para o estado”, destacou o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária, Carlos Henrique Taboada. “As obras vão garantir que o terminal alcance a capacidade dinâmica de 925.844 TEUs por ano, o que será condizente com a economia baiana”, completou. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), aprovado pela Antaq, prevê durante todo o período do contrato do Tecon Salvador, uma receita de pouco mais de R$ 1 bilhão para a Codeba, acrescida da receita adicional em razão das tarifas marítima e de acostagem.

O diretor de operações do Tecon, Sérgio Gonçalves, disse que a área é essencial para o canteiro, onde serão instalados “barracões” para o corpo técnico e administrativo, refeitório, vestiário, além de área de fabricação da estrutura visando a construção do píer. “A previsão é de que no prazo de 60 dias, haverá a instalação da primeira estaca como marco zero da ampliação do terminal”, ressaltou.

Atualmente, o terminal de contêineres apresenta 617 metros de cais dividido em dois trechos: Cais de Ligação, com 240 metros de comprimento, e o Cais Água de Meninos, com 377 metros de comprimento; quatro mil metros de armazém alfandegado; 674 tomadas frigoríficas; 11 RTGs (sendo nove elétricos); e seis portêineres STS (Ship to Shore Super Post Panamax - responsáveis pela movimentação de contêineres entre o navio e o pátio). Com os investimentos iniciados em 2000, que já totalizam R$ 300 milhões, o terminal, com capacidade para movimentar 530 mil TEU por ano, tornou-se apto a receber os maiores navios de contêineres do mundo, com um cais preferencial para cabotagem.

Fonte: Ascom - Codeba



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