menu
Notícias
03/01/2019 15:30
Simulações de emergência são realizadas nos portos públicos da Bahia

Comunidades, operadores portuários e arrendatários foram capacitados durante quatro simulados que aconteceram no segundo semestre de 2018

 

Acidentes devem ser evitados. Mas e se for impossível? Então é preciso estar preparado para enfrentá-los. Para isso, a Codeba tem promovido, junto com diversos parceiros, exercícios de simulação de atendimento de acidentes para àqueles que estão envolvidos nas atividades portuárias, no entorno dos portos e instituições de segurança e meio ambiente. Só no segundo semestre de 2018, foram realizados quatro simulados nos Portos de Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias.

Essas encenações têm como objetivo treinar os profissionais dos setores que devem atuar neste tipo de situação, além de verificar o tempo de resposta e a atuação deles nas emergências. A chegada da ambulância, brigada de incêndio, poder público e até das empresas de proteção ao meio ambiente, que são contratadas para agir em momentos como estes, constam nos relatórios produzidos posteriormente, com intuito de identificar possíveis pontos que podem ser melhorados.

Ilhéus

Em novembro, o Porto de Ilhéus preparou uma simulação onde ocorria um incêndio em uma embarcação. “Neste caso não haviam vítimas, mas as chamas provocaram um derramamento de óleo, que foi outro cenário que precisamos intervir”, explicou Thales Cardoso, coordenador do Núcleo Ambiental e de Segurança e Saúde do Trabalho da Codeba.

Ainda de acordo com o coordenador, durante a encenação foram acionados os recursos disponíveis em caso de acidente em terra e no mar, no formato passo a passo, com atuação in loco e nas ações de comunicação interna e externa, conforme responsabilidades específicas dos envolvidos definidas no Plano de Ação Emergencial (PAE) e no Plano de Controle de Emergência (PCE).

“A brigada de emergência foi acionada. O combate às chamas teve apoio da tripulação das embarcações da empresa Saveiros Camuyrano – Wilson & Sons. Já a Suastrans, empresa contratada para atender demandas relacionadas ao meio ambiente, no Porto de Ilhéus, foi acionada quando identificado o óleo. Eles realizaram o cerco e removeram os resíduos oriundos do acidente”, finalizou Cardoso.

Aratu-Candeias

Em setembro, atendendo ao Plano de Ajuda Mútua (PAM), outra simulação de incêndio ocorreu, dessa vez na Casa de Máquinas, onde uma pessoa ficou ferida. Foi acionado o caminhão de combate a emergência, ambulância e o apoio dos operadores da Intermarítima. “Essa ação é resultado de uma integração da Codeba com os portuários e as empresas arrendatárias”, ressaltou o coordenador.

Já em outubro, seguindo o Plano de Área da Baía de Aratu (PA-BAAR), houve uma encenação de derramamento de óleo, após uma colisão no cais, onde uma pessoa morreu. Esse simulado foi coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e contou com a participação do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).

Nesta situação, os envolvidos recebiam notificações sobre o desdobramento do acidente e precisavam intervir, desde o reconhecimento do local, ao repasse da informação às comunidades localizadas no entorno do Porto, a evacuação, implantação de barreiras de contenção e equipamentos para remover o óleo do mar. “Esse simulado atende a Norma Regulamentadora 29 e a resolução 398/2008, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que disserta sobre poluição por óleo, nas águas”, pontuou Thales.

Salvador

Parte importante desse trabalho de prevenção é cuidar também daqueles que residem próximo ao Porto. Por isso, representantes de comunidades localizadas em Candeias e em Ilha de Maré, foram orientados pelos técnicos da Codeba, sobre como agir, caso haja um acidente. A ação ocorreu no final de novembro, no auditório da Companhia, em Salvador, durante um simulado de mesa, que tratou de um derramamento de óleo. Na ocasião, cerca de 30 pessoas, que compõem o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), foram treinadas.

Fonte: Ascom- Codeba



Fotos

SEDE CODEBA

Av. França, 1551
Comércio, Salvador - Bahia
CEP: 40.010-000
TEL: (71) 3320-1100

Ver mapa de localização

PORTO DE ARATU-CANDEIAS

Vila Matoim, s/n - Baía de Aratu
Candeias - Bahia
CEP: 43.800-000
TEL: (71) 3602-5711

Ver mapa de localização

PORTO DE ILHÉUS

Rua Rotary, s/n - Cidade Nova
Ilhéus - Bahia
CEP: 45.652-020
TEL: (73) 3231-3318

Ver mapa de localização

PORTO DE SALVADOR

Av. França, 1551 I,
Comércio, Salvador - Bahia
CEP: 40.010-000
TEL: (71) 3320-1299

Ver mapa de localização
CODEBA © 2019 Todos os Direitos Reservados.