CODEBA - Companhia das Docas do Estado da Bahia
menu
Notícias
18/06/2019 11:00
Manganês e eucalipto voltam a ser exportados pelo Porto de Ilhéus

Movimentação acontece depois que a Codeba facilitou a armazenagem de cargas provenientes de locais com 400 km de distância ou mais

 

Entre os meses de julho e agosto, o Porto de Ilhéus será responsável por exportar para Portugal e China, respectivamente, cerca de 50 mil toneladas de madeira, provenientes de Minas Gerais, e 30 mil toneladas de manganês extraídos na Bahia.As cargas, que estão sendo estocadas desde maio, no pátio do terminal marítimo, estavam sendo transportadas, nos últimos anos, por outros Portos. A retomada acontece depois que a Codeba permitiu a isenção da taxa de armazenamento de cargas em geral, por 60 dias, nas dependências do Porto.

“A Diretora Executiva, com intuito de incentivar a exportação de cargas provenientes de locais com 400 km de distância ou mais, permitiu que fossem fraqueados os pagamentos de armazenagem das navegações de longo curso, facilitando o que chamamos de “pulmão”, que é a criação de estoque para embarque”, explicou o gerente do Porto de Ilhéus, Sérgio Figueiredo.

Ainda de acordo com o gerente, os exportadores estão entusiasmados com a possibilidade da carga chegar mais rápido ao destino, já que a localização do Porto de Ilhéus é mais acessível dos produtores, do que os terminais que vinham sendo utilizados. “Eles elogiaram a infraestrutura do Porto, o bom estado de conservação dos bloquetes de concreto, as cercas e pinturas recentes”, afirmou Figueiredo.

Eucalipto

Há mais de 20 anos cargas de eucalipto não eram exportadas pelo Porto de Ilhéus. Porém, o retorno desse material ocorre com uma novidade desenvolvida pela empresa responsável por operar a madeira, a Intermarítima. Para facilitar o transporte, unidades de eucalipto estão sendo unidas por uma cinta, que facilita o içamento da carga até o navio, agilizando a operação e permitindo que a embarcação fique menos tempo atracada no Terminal.

Manganês

Extraído da cidade de Coribe, o manganês, que não passa pelo terminal de Ilhéus há 10 anos, estava sendo exportado pelo Porto de Barcarena, no Pará. Com a nova medida, ele será enviado para o Porto de Tianjin, na China, onde será encaminhado para siderúrgicas.

Ascom - Codeba



Fotos

SEDE CODEBA

Av. França, 1551
Comércio, Salvador - Bahia
CEP: 40.010-000
TEL: (71) 3320-1100

Ver mapa de localização

PORTO DE ARATU-CANDEIAS

Vila Matoim, s/n - Baía de Aratu
Candeias - Bahia
CEP: 43.800-000
TEL: (71) 3602-5711

Ver mapa de localização

PORTO DE ILHÉUS

Rua Rotary, s/n - Cidade Nova
Ilhéus - Bahia
CEP: 45.652-020
TEL: (73) 3231-3318

Ver mapa de localização

PORTO DE SALVADOR

Av. França, 1551 I,
Comércio, Salvador - Bahia
CEP: 40.010-000
TEL: (71) 3320-1299

Ver mapa de localização
CODEBA © 2019 Todos os Direitos Reservados.